Como divulgar o meu livro cristão
- Editor Cristão
- 20 de jan.
- 4 min de leitura
Atualizado: 6 de mar.

O mercado literário viu na última década um "boom" de lançamentos de novos livros, e somando-se a isso, temos a desenvoltura dos influencers em magnetizar o público, arrastando milhares de leitores para seus eventos de lançamentos de livros autobiográficos ou diários e devocionais preparado por bons designers e equipes de marketing. Tudo isso tem tornado um pouco mais difícil e trabalhoso destacar aquele livro que preparamos com tanto carinho, e que muitas vezes custou muito caro. Então, a pergunta que fica a cada lançamento é: "como divulgar o meu livro Cristão nesse mundo cada vez mais virtual?" Separamos algumas dicas que trarão resultado:
Dica 1: Redes Sociais para Ontem:
Se você quer conquistar um novo público e ter destaque onde a tua presença física não chega, esteja nas redes sociais, e para ontem! Crie um perfil no Instagram, Twitter, Facebook e TikTok, e se o teu livro for mais para o lado técnico, no LinkedIn também. Cadastre seu livro e biografia de autor no SKOOB, uma espécie de rede social para leitores. É imprescindível estar nas redes sociais, mas atente-se para uma aparência adequada a sua posição como escritor, uma foto de perfil em ótima resolução, de preferência sua e não do livro, ou em último caso, uma foto sua com o livro junto, e deixe à vista links de e-mail ou outra forma de contato, e as imagens das capas dos livros, assim, de fácil acesso para um novo visitante ver ao entrar no teu perfil.

Dica 2: Interaja, Interaja, Interaja:
Interação é tudo nas redes sociais, por isso não deixe seu perfil vazio. Entre diariamente, pelo menos uns dez ou quinze minutinhos, curta as fotos dos seus seguidores, os siga se for o caso, poste novas fotos e aproveite-se do grande potencial atual do Stories, com postagens que nem precisam ser tão elaboradas assim, pois elas são exibidas por apenas 24 horas, mas recebem em média 20% de acessos a mais que perfis.
Ah, é claro, não se esqueça de postar pelo menos uma vez por semana ok?
Dica 3: Compartilhe com a rede
Primeiro, envie seu livro para booktubers, isso é algo que vale o investimento e o empenho, pois o grande serviço que trazem, vem primeiramente da paixão pelos livros, e isso, não tem nada que supere. Exceto se você ainda escreve “menas”, não precisa se preocupar tanto com as críticas literárias, pois precisamos delas, e os booktubers estão aí como grandes aliados na divulgação da nossa paixão.
Complemente também o seu trabalho, sim, ser escritor é um trabalho e deve ser considerado como tal, com outros tipos de escrita além das páginas impressas de sua história. Utilize um Blog, ofereça dica de leitura para Jornais, crie páginas e perfis temáticos (só por favor, não crie perfis em nome do seu livro), como, por exemplo, um perfil que fale sobre textos bíblicos, ou escritores conhecidos do gênero cristão... etc. Mas faça ligações que favoreçam uma ligação com o seu trabalho. Se você tem uma desenvoltura para aparecer, grave vídeos pequenos para o Instagram e TikTok, e maiores para o YouTube, realize palestras gratuitas, ofereça-se como voluntário em serviços que você tenha prática, enfim, não fique só olhando para o seu livro em cima da mesa, mas leve ele com você, e assim outras pessoas te conhecerão e compartilharão o seu trabalho.
Dica 4: Não utilize só o livro para destacar o seu livro
Essa dica você não verá em muitos lugares. Mas é isso mesmo, caros escritores e escritoras, largue um pouco o livro de lado, e escolha algumas fotos legais, que tenham a ver com a história, e algumas frases ou quotes (pequenos trechos) do seu livro, que tenham a ver com a imagem, e poste. Uma dica ótima é o aplicativo Canva, que traz vários templates prontos e gratuitos, bastando apenas trocar o texto ou a imagem. Muitas das vezes vejo escritores gastando toda a bala na agulha exagerando nas postagens apenas com seus livros, e isso deve até irritar os leitores e a comunidade virtual, intercale, aproveite outros recursos, cole um poema num poste nem que seja, mas não fique apenas tirando foto ou postando fotos das capas dos livros, você é um ser humano, tem uma história e um testemunho por trás da carreira literária, por isso, compartilhe um pouco mais você.
Dica BÔNUS: Venda on-line.
Agora que você já construiu um alicerce, e se especializou em interagir, além de conquistar seguidores e leitores, aproveite e ofereça seus livros também de forma online. Em torno de 70% dos livros vendidos hoje são pela internet. Caso você seja um autor independente, pode vender através da Amazon, no seu próprio site, ou até mesmo de outras formas, como indicando ao seu leitor uma forma de pagamento on-line ou digital, e depois envie pelos Correios solicitando ao atendente o formato de envio Impresso Nacional + Registro Módico, pois ele é feito para livros e tem um custo baixo, em torno de R$ 10,00 por livro enviado.
Hoje em dia existem várias ferramentas que fazem esse tipo de gerenciamento e podem auxiliar você nesse serviço, um exemplo ótimo é a Clube de Autores e Livro.VC, plataformas que vendem o seu livro, imprimem e entregam. Isso é muito importante para autores independentes que não tem tanta visibilidade em grandes redes livreiras, mas que podem, sim, deixar o seu livro presente no mundo virtual com alguns cliques. Ah, é claro, se você precisar de ajuda com isso, nós fazemos este serviço também.
Bem, esperamos que tenham gostado!
Um abraço da equipe do Editor Cristão.
Que Deus abençoe!
E se você não quer perder tempo, publique o seu livro cristão com a gente:
Comentários